Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351
Sobre o Colunista
José Abrão
José Abrão é jornalista e mestre em Performances Culturais pela Faculdade de Ciências Sociais da UFG / atendimento@aredacao.com.br
Dungeon Meshi está na Netflix (Foto: divulgação)É surpreendente que as melhores histórias de fantasia dos últimos anos não tenham vindo do Ocidente, tampouco da HBO com seus dragões, mas sim do Japão, com seus mangás e animes. No início deste ano, já elogiamos a excelente produção Frieren e a Jornada para o Além. Se aquele anime chamava atenção por ser sensível e reflexivo, "Dungeon Meshi" oferece uma abordagem completamente diferente.
Baseado no mangá de mesmo nome escrito pela autora Ryoko Kui, Dunmeshi, como é chamado carinhosamente pelos fãs, tem uma premissa única e extremamente simples: e se os aventureiros, ao adentrarem cada vez mais fundo em perigosas masmorras e calabouços, se alimentassem dos próprios monstros que eles encontrassem pelo caminho?
E é basicamente isso. O grupo, formado pelo humano guerreiro Laios, pelo halfling ladrão Chilchuk, pela elfa maga Marcille e pelo anão cozinheiro (sério) Senshi, precisa correr contra o tempo para resgatar Falin, a irmã de Laios, que foi devorada por um dragão vermelho nos confins do submundo.
A partir daí, o mundo e a mitologia do grupo, da masmorra e do mundo em que eles habitam vai se abrindo. A cada episódio, além de muito humor, aprendemos um pouco sobre um monstro diferente, como cocatrizes, cogumelos gigantes e até armaduras animadas e mímicos. E as receitas, mesmo imaginárias, são muito boas, ao ponto em que os fãs abraçaram a coisa toda e levaram suas próprias versões dos pratos para o TikTok e o Reddit.
Se o anime fosse competente apenas nisso, já seria ótimo, mas ele vai além, apresentando um dos universos mais instigantes da fantasia recente e uma animação de qualidade excepcional. Tanto é que o fandom explodiu: a internet já está lotada de fanfics, fanarts e produtos desenvolvidos pela própria comunidade.
Se você tiver interesse em conhecer, todos os 24 episódios da primeira temporada estão disponíveis, inclusive dublados em português, na Netflix. A segunda temporada já foi confirmada.