Para adicionar atalho: no Google Chrome, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela, e clique em "Adicionar à tela inicial". Finalize clicando em adicionar.
Cena do filme ''Ainda Estou Aqui'' (Foto: reprodução) São Paulo - O cinema brasileiro alcançou um marco histórico com as indicações de Ainda Estou Aqui ao Oscar 2025. Dirigido por Walter Salles, a obra foi indicada a três categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, tornando-se o primeiro longa-metragem brasileiro falado inteiramente em português a concorrer à estatueta mais cobiçada da indústria cinematográfica.
A inclusão de Ainda Estou Aqui na categoria principal é uma conquista rara para produções em língua estrangeira. Antes do longa brasileiro, apenas sete filmes conseguiram o feito e apenas um conquistou o prêmio.
Confira a lista:
- Z (1969)
- A Vida É Bela (La Vita è Bella, 1997)
- O Tigre e o Dragão (Crouching Tiger, Hidden Dragon, 2000)
- Amor (Amour, 2012) - Roma (2018) - Parasita (Parasite, 2019)
- Zona de Interesse (The Zone of Interest, 2024)
Entre eles, apenas Parasita, dirigido por Bong Joon-ho, venceu o Oscar de Melhor Filme, além de conquistar outros três prêmios da noite. Fernanda Torres, indicada na categoria de Melhor Atriz, também representa um marco significativo para o Brasil.
Ela se junta a sua mãe, Fernanda Montenegro, que foi a primeira atriz brasileira indicada ao Oscar em 1999 por Central do Brasil, também dirigido por Walter Salles. (Agência Estado)