A Redação
Goiânia - A capital goiana, Bela Vista de Goiás e Aparecida de Goiânia recebe o Festival Sabor do Cerrado, entre os dias 22 de outubro e 6 de novembro. São mais de 30 padarias nas três cidades participando desse evento. Foram desenvolvidas seis receitas com baru, milho verde, pequi, carne seca, queijo coalho e banana da terra, que fazem parte da tradição goiana. As padarias também podem desenvolver receitas autorais e incrementar o festival com outros sabores.
O público é que vai eleger a padaria que faz os melhores produtos regionais e qual o produto regional preferido. A votação será virtual, por meio do
site do festival. A receita favorita do público será publicada no site, proporcionando uma oportunidade para que outras empresas possam reproduzi-la e perpetuar o legado do festival. O público também poderá acompanhar as novidades por meio do Instagram @festivalsabordocerrado.
Marcos André Rodrigues , panificador e presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria no Estado de Goiás (Sindipão), destaca que o Festival Sabor do Cerrado é um estímulo à criatividade gastronômica, fortalecendo a identidade regional e preservando as tradições culinárias goianienses.
“As padarias estão no coração da comunidade e agora, com receitas inovadoras e que nos transportam para nossas tradições, a expectativa é fomentar a economia dos negócios locais e estar mais próximo do cliente. O mercado está em constante mudança, mas nossas raízes são do regional, do simples, que é ao mesmo tempo especial. Celebramos as riquezas de nossos ingredientes e, com isso, celebramos a panificação de Goiás”, explica. A padaria Polos Pães e Doces, gerida pela família de Rodrigues, é uma das participantes do festival.
Expectativa é de incremento na economia local e aumento no número de visitas nas padarias
O Festival Sabor do Cerrado tem ainda como objetivo contribuir para o fomento do turismo gastronômico, perpetuando como uma data no calendário de Goiânia. Do ponto de vista econômico, Jair Silva dos Santos Filho , panificador e empresário da Panne Bello Pães, observa que o festival oportunizará que mais pessoas visitem a loja. “Incentivar o cliente a experimentar itens novos é um caminho para agradar ao público pela regionalidade. A expectativa é de que o festival traga mais visibilidade para a loja e, para isso, treinar a equipe é essencial. Nosso objetivo é criar experiência, acreditando que haverá impacto positivo também no financeiro”, sinaliza.
Quem também marca presença no festival é a Casa Martinho Pães & Doces, sob gestão de Sandro Moreira , panificador e empresário. Para ele, que participa pela primeira vez de uma iniciativa como essa, o que mais chama a atenção é o aspecto inovador. “Oferecer novidades aos clientes é necessário para alavancar as vendas. O cliente percebe o movimento e gosta da originalidade, principalmente com ingredientes típicos do Cerrado. Nossa perspectiva é ter uma equipe afinada para conquistar os consumidores, gerando mais vendas e atraindo novos clientes também”, aponta.
Festival envolve também etapas de capacitação das padarias e terá cerimônia de encerramento com premiação
O Festival Sabor do Cerrado é uma etapa de realização do projeto Procompi (Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias), promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria no Estado de Goiás (Sindipão), que envolve também capacitações e consultorias especializadas para grupo de micro e pequenas padarias, buscando impulsioná-las em eficiência e produtividade.
Em preparação ao festival, as empresas participaram de oficina mão na massa, com orientações sobre a inovação em produtos utilizando ingredientes regionais. Padeiros, confeiteiros e outros profissionais da área de produção se reuniram no Senai Canaã, em Goiânia, entre os dias 7 e 11 de outubro, para um momento de conhecer as receitas desenvolvidas e aprender sobre os preparos.
Na sequência, foi a vez do time de atendimento ser qualificado, abordando técnicas para aumento da produtividade na área comercial e ensinando sobre postura de atendimento, abordagem, exposição de produtos e degustação.
O festival tem seu lançamento oficial programado para dia 22 de outubro e a realização se estende nas padarias até o dia 6 de novembro.
No dia 6 de novembro, haverá o grande momento de celebrar o encerramento do festival, com cerimônia solene na Fieg, quando será premiada a padaria que fez os melhores produtos regionais e revelado qual foi o produto regional preferido do público.
Em sua segunda edição – a primeira foi em 2018 –, o Festival Sabor do Cerrado é uma realização do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria no Estado de Goiás (Sindipão), com apoio do Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação (Ideal), Unipan, Adimix, Senai e Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg).