A Redação
Goiânia - O Gabinete de Crise, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), realiza nesta quinta-feira (3/4) a remoção de duas árvores condenadas na Rua 89, quadra F-44, no Setor Sul. A ação é fundamentada em parecer técnico da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), que identificou risco iminente de queda, ameaçando a segurança de moradores e transeuntes. Os trabalhos terão início às 8 horas.
A Comurg será responsável pela execução da remoção, que deve durar até dois dias devido ao porte das árvores. Os exemplares, das espécies sete-copas e sibipiruna, apresentam raízes que comprometem a calçada e causam rachaduras no muro. Além disso, sinais de morte parcial, presença de fungos e cerne exposto na base do caule reforçam a necessidade da retirada.
Para garantir a segurança da operação, a Equatorial Goiás acompanhará a retirada, pois as árvores estão próximas à rede elétrica. O fornecimento de energia não será interrompido, mas a rede será isolada. A Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) também estará no local para organizar o fluxo de veículos e avaliar a necessidade de interdição da via durante os trabalhos.
Como parte da compensação ambiental, o proprietário do imóvel deverá realizar o plantio de espécies de pata-de-vaca, seguindo as diretrizes do plano de arborização municipal e garantindo a manutenção das mudas por pelo menos 12 meses. De acordo com a Lei Complementar n° 374/2024 e o Plano Diretor de Goiânia, ele também será responsável pela remoção dos troncos e pela reforma da calçada.
Gabinete de Crise
Criado em 15 de janeiro de 2025, o Gabinete de Crise tem o objetivo de implementar medidas mitigatórias diante de emergências climáticas. Coordenado pela Defesa Civil Municipal, o grupo conta com representantes de 13 órgãos e instituições, incluindo Prefeitura de Goiânia, Governo de Goiás, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e diversas secretarias municipais.