Entre os mais influentes da web em Goiás pelo 12º ano seguido. Confira nossos prêmios.

Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351

inclusão

Caminhada pela conscientização do autismo movimenta Aparecida de Goiânia

Evento contou com programação diversificada | 02.04.25 - 23:14 Caminhada pela conscientização do autismo movimenta Aparecida de Goiânia Caminhada pela conscientização do autismo movimenta Aparecida de Goiânia. (Foto: Rodrigo Estrela)

A Redação

Goiânia
- A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta quarta-feira (2/4), a 4ª edição da Caminhada pela Conscientização do Autismo, em alusão ao Mês de Sensibilização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com o tema “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, o evento teve como objetivo disseminar conhecimento, promover a empatia e mobilizar a comunidade em torno da importância do acolhimento às pessoas com TEA e suas famílias.
 
Aberto ao público, o evento contou com uma programação diversificada. Houve distribuição de folders informativos sobre o TEA e suas características, uma exposição artística com trabalhos dos usuários do CAPSi Alegria, sessões de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) voltadas ao bem-estar e ao aprendizado, além de um espaço lúdico para crianças. Faixas com mensagens de conscientização reforçaram o objetivo da ação, e a Secretaria de Assistência Social participou realizando cadastros no CadÚnico.
 
A coordenadora de Saúde Mental da SMS, Thatyane Mendanha, ressaltou o caráter educativo da iniciativa. "Sabemos que autistas e suas famílias enfrentam desafios diários. Estamos aqui para levar informações e esclarecimentos. Quando há compreensão, conseguimos criar um mundo mais acessível e respeitoso para essas pessoas.”
 
Já a diretora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPSi) Alegria, Christiane Branquinho, destacou a importância da visibilidade e do diálogo aberto sobre o transtorno. “Nosso objetivo é proporcionar o máximo de esclarecimento à população. Falar abertamente sobre o TEA é fundamental para garantir que pessoas autistas tenham acesso a uma vida digna e respeitosa em sociedade. Esse é o caminho para a inclusão verdadeira, seja na educação, no trabalho ou em qualquer outro espaço.”
 
Onda azul de empatia
Para simbolizar o apoio à causa, os organizadores convidaram todos os participantes a vestirem azul, cor símbolo do autismo. A adesão foi quase total: o cenário da caminhada se transformou em uma verdadeira “onda azul”, refletindo a união e o comprometimento da comunidade com a inclusão e o respeito às pessoas com TEA.
 
O evento foi promovido pelo CAPSi Alegria e pela Coordenação de Saúde Mental da SMS, com o apoio do Ambulatório Municipal de Aparecida de Goiânia (AMAG), da Secretaria de Assistência Social e da Clínica TEA.

Leia mais:
Educação de Goiânia promove ação pela conscientização do autismo

Comentários

Clique aqui para comentar
Nome: E-mail: Mensagem:
Envie sua sugestão de pauta, foto e vídeo
62 9.9850 - 6351