Jales Naves
Especial para A Redação
Goiânia - A Associação Goiana de Imprensa (AGI) comunicou com pesar o falecimento do jornalista e cartunista Jorge dos Reis Braga, aos 67 anos, vítima de enfisema pulmonar, nesta terça-feira (1/7). Mineiro de origem e goiano por escolha, Braga construiu uma das carreiras mais respeitadas do cartum nacional, deixando um legado marcante na imprensa e na cultura visual do país.
Confira a nota na íntegra:
É com grande pesar que a Associação Goiana de Imprensa comunica o falecimento de seu associado, jornalista Jorge dos Reis Braga, 67 anos, mineiro que adotou Goiás para viver e aqui construiu e consolidou carreira como um dos mais importantes cartunistas do país. Ele faleceu em sua residência, de enfisema pulmonar.
Profissional brilhante, foi um educador em sua arte de traduzir, em traços marcantes, os fatos mais importantes do país e do mundo. Começou em jornal escolar, quando aflorou por intuição a profissão de uma vida inteira.
Com mais de 50 anos de carreira, o ilustrador passou por diferentes redações de Goiânia. A estreia como cartunista foi no semanário “Cinco de Março”, em 1972, tendo atuado na “Folha de Goiaz”, “Jornal Opção”, “Diário da Manhã” e “Jornal do Tocantins”. Há anos produzia charges para o jornal “O Popular”.
Entusiasta do folclore, criou a revista “Romãozinho”, extraindo de nossa história o personagem para um dos primeiros gibis goianos.
Seu trabalho ultrapassou fronteiras e chegou a publicações nacionais e internacionais, como “O Globo”, “Jornal do Brasil”, “O Pasquim”, “Correio Braziliense”, “Jornal de Brasília”, revista “Veja” e “The World News”, de Orlando, nos Estados Unidos.
Neste momento de profunda dor a AGI manifesta aos familiares e amigos as mais sinceras condolências.
Valterli Leite Guedes
Presidente da AGI
Leia mais:
Morre em Goiânia o cartunista Jorge Braga